jun 112016
 

La Chute de la maison Usher 1928

#‎FilmeOnLine‬ 360p

A Queda da Casa de Usher – La Chute de la maison Usher (França, 1928) de Jean Epstein, baseado em conto de Edgar Allan Poe

Indicação THCorp: Cool Movies
P&B/Subs PT

O clássico da paranoia e suspense do escritor Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.

Um exercício cinematográfico de pura mestria, inspirado no conto de Edgar Allan Poe: “A Queda da Casa de Usher”, escrito por Jean Epstein e pelo até então assistente de realização, Luís Buñuel.

Este foi o filme que lançou Jean Epstein para o sucesso, com a sua assombrosa realização, uma verdadeira obra-prima!
O filme conta-nos a história de Sir Roderick Usher, que envia um pedido de auxílio a um amigo, pois a sua irmã gémea Madeline (Margarite Gance, mulher do realizador Abel Gance) está a morrer sob estranhas circunstâncias. Ao chegar à mansão Usher, o amigo descobre que a presença de Madeline faz-se na pintura de Roderick, obcecado por pintá-la. O retrato parece ganhar vida, enquanto Madeline enfraquece cada vez mais.

Jean Epstein prova aqui um profundo conhecimento da arte cinematográfica e recorre a efeitos especiais, como a desfocagem, a conjugação criativa entre som e imagem (a cargo do engenheiro de som Roland Candé), extremamente importante para a construção dramática, o ralenti (câmara lenta), e a sobreposição, na famosa cena em que Madeline está prestes a desmaiar. Neste filme, cada cena tem a sua vida própria, a apresenta-se como uma pintura viva, resultado da manipulação temporal. (Fonte: Films de France)

Direção: Jean Epstein
Argumento: Edgar Allan Poe
Ano: 1928

error: Faça seu cadastro no site!
%d blogueiros gostam disto: