jun 062015
 

Control-2007Control é um filme de 2007 de Anton Corbijn rodado em preto e branco. É um filme biográfico sobre a vida e a morte de Ian Curtis (1956 – 1980), vocalista da banda inglesa de pós-punk Joy Division. O roteiro foi escrito por Matt Greenhalgh e baseia-se no livro Touching from a Distance, escrito pela esposa de Ian Curtis, Deborah, que também co-produziu o filme.

O filme arrecadou cerca de US$8.159.508, sendo que 71% da receita veio de países fora do Reino Unido. Ele ocupa a 32ª posição de arrecadação de bilheteria (não ajustado pela inflação), abaixo de 24 Hour Party People e acima de What We Do Is Secret entre os filmes do mesmo gênero de biografia musical.

O filme detalha a vida turbulenta do jovem músico, que forjou um novo gênero a partir da cena punk rock britânica dos anos 1970 com a banda Joy Division, que ele liderou de 1977 a 1980. O filme também aborda seu difícil casamento e relações extra-conjugais, bem como suas frequentes crises epiléticas, que sabidamente contribuíram com as circunstâncias que o levaram ao suicídio na véspera da primeira turnê norte-americana do Joy Division.

O título é uma referência a uma música do Joy Division, She’s Lost Control – acredita-se que a música foi escrita por causa de uma cliente de Ian Curtis enquanto ele trabalhava numa agência de empregos em Manchester, ela era epilética e morreu posteriormente durante uma crise.

A Weinstein Company comprou os direitos para o lançamento do filme na América do Norte após a bem-sucedida apresentação em Cannes. As cópias em DVD foram lançadas no Reino Unido em 11 de fevereiro de 2008.


Corbijn tem sido um fã devoto do Joy Division desde os primeiros dias da banda nos anos 1970. Após mudar-se para a Inglaterra, ele encontrou a banda e tirou várias fotos para a NME, que impulsionaram sua carreira como fotógrafo. Algumas de suas fotos aparecem no filme. Ele também dirigiu o vídeo clipe de Atmosphere, lançado em 1988. Ele disse que o filme mistura-se com sua própria vida de alguma forma. “Fui para a Inglaterra para me aproximar daquela música na época, e estava curtindo muito Joy Division. Trabalhei com eles, tirei fotos deles que se tornaram sinônimo de sua música, e me liguei a eles para sempre. Então oito anos após a morte [de Ian Curtis], fiz o vídeo de Atmosphere, de modo que eu sempre estive ligado a eles.”2

Control marca a estreia de Corbijn como diretor de cinema, e ele próprio arcou com metade do orçamento de €4,5 milhões, do próprio bolso.3 O filme foi rodado em cores e impresso em preto e branco para “refletir a atmosfera do Joy Division e o clima da era”.4 Todd Eckert e Orian Williams são os produtores. Deborah Curtis, viúva de Ian Curtis, é co-produtora, junto com Tony Wilson, que morreu meses antes do lançamento do filme. Foi Wilson que deu ao Joy Division sua estreia na TV no programa de variedades local Granada Reports, e também fundou a Factory Records, que lançou a maior parte do trabalho do Joy Division.

Após o término do roteiro do filme em maio de 2005, as filmagens começaram em Nottingham, Manchester e Macclesfield, na Inglaterra, bem como algumas outras locações europeias. A primeira filmagem começou em 3 de julho de 2006 e duraram sete semanas. As tomadas na rua Barton (onde Ian Curtis viveu e morreu) deram-se em 11 e 12 de julho de 2006. A EM Media, uma agência regional de filmes, investiu £250.000 do fundo europeu de desenvolvimento regional na produção de Control, e ajudou durante os trabalhos de filmagem.5 Samantha Morton (Deborah Curtis) e Toby Kebbell (Rob Gretton) estudaram na Junior TV Workshop em Nottingham.

A filha de Ian e Deborah Curtis, Natalie, estava na platéia como figurante na tomada da apresentação no Derby Hall.

Torrent + Legenda: Control.2007

Control 2007 • B&W • 121 min
Direção: Anton Corbijn
Roteiro: Matt Greenhalgh
Elenco: Sam Riley, Samantha Morton, Alexandra Maria Lara, Joe Anderson, Toby Kebbell
Género: drama biográfico
País: Reino Unido
Idioma: inglês
Página no IMDb (7,8) http://www.imdb.com/title/tt0421082

376
Control.2007
Control.2007
Control.2007.zip
137.4 KB
376 Downloads
Details

  5 Comentários para “Control – 2007”

  1. Caras, não sabia deste filme!!! Quem curtiu os anos 80 e quem quer saber como foi, precisa assistir CONTROL!!!

     
  2. Eu vivi toda esta década, intensamente, ainda curto muito o Joy Division e New Order. Ótima indicação.

     
  3. MEEEEEOOOOO! Nem sabia que existia este filme sobre o Joy Division. Valeeeeu!

     
  4. O que mais gostei é o fato de ser todo em B&W, como se fosse um vintage atual. Muito bom e recomendo!

     
error: Content is protected !!