jun 052015
 

Donnie.Darko.2001.coverDonnie Darko é um filme norte-americano do ano de 2001, dos gêneros ficção científica, drama e horror, escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly. Apesar de não ter alcançado notória popularidade, o filme recebeu e participou de grandes premiações, criticas positivas pelo enredo e trilha sonora, se tornando um clássico do cinema “cult”. Mesmo após inúmeras tentativas e introspecções, o final do filme é carregado de dúvidas e incertezas e diversas interpretações são possíveis.

Donnie Darko é um filme que nos desafia a pensar (e muito), ainda que seu enredo pareça estranho e complicado, na verdade é extremamente bem feito: nos envolve totalmente numa estória em que nos vemos tentando entender o sentido de tudo, junto com o protagonista. è um clássico culto consagrado da primeira década do século, que merece e nos convida a ve-lo mais de uma vez.

Ótimo elenco, trilha sonora, com o melhor dos anos 80, que acompanha o enredo (e o download), músicas legais e hit consagrados, indiferente da idade. Depois de assistir ao filme será impossível ouvir Head Over Heels do Tears for Fears, sem lembrar de algumas partes do filme. Donnie Darko vale  cada segundo!

A história se desenrola em um subúrbio norte-americano, no fim dos anos 80. Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um garoto considerado problemático, que já foi preso por ter queimado uma casa. Em uma noite, um coelho gigante tenebroso acorda Donnie, salvando sua vida de uma turbina de avião que despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. A fada monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo. Donnie procura saber quais são as intenções do coelho gigante tenebroso, e continua fazendo o que o coelho lhe pede.

O filme utiliza temas da física teórica como a possibilidade de viagem ao tempo usando obras como de Stephen Hawking – Uma Breve História do Tempo e Roberta Sparrow – Filosofia da Viagem do Tempo para expor tais ideias. ODonnie-Darko filme aborda a capacidade da pessoa trabalhar o que é o mundo de verdade, o lugar em que ele se encontra, ou o pessoal da própria vida.

O anti-herói Donnie, também vivencia situações típicas do cotidiano de um adolescente, contudo, sua disparidade de senso quanto ao “normal”, o faz ter percepções frias da realidade, e, por consequência, se rebelar contra ela.

Por conta da atuação de Jake Gyllenhaal como Donnie, David Fincher considerou-o o melhor para interpretar no filme Zodiac, no papel de Robert Graysmith. Segundo o diretor: “Eu gostei muito dele em Donnie Darko e eu pensei: Ele é uma interessante moeda de duas faces. Ele pode fazer essa coisa ingênua, mas ele também pode fazer possesso‘.


Essa versão está ótima, *.torrent veloz (20 min/10mb). Bônus: .torrent com a trilha sonora original completa, incluindo extra-tracks.
Torrent + Legenda: Donnie Darko.2001 (uncut - 1080p + OST)


Sinopse: Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.

  • Ficha Técnica:
  • Direção: Richard Kelly
  • Gênero: Drama/Mistério/Ficção/Suspense
  • Duração: 113 min
  • Origem: EUA
  • Idioma: Inglês
  • Elenco: Jake Gyllenhaal, Holmes Osborne, Maggie Gyllenhaal
    IMDB 8.1  

 

68
Donnie Darko.2001
Donnie Darko.2001
Donnie.Darko.2001.zip
241.3 KB
68 Downloads
Details

  30 Comentários para “Donnie Darko – 2001”

  1. AMO DEMAIS ESTE FILME!

     
  2. Postagem 36:

    Donnie Darko – gostei bastante, não porque o tenha decifrado, mas porque é intrigante. Pode ser que o discurso ou as discussões que o filme oferece estejam bagunçados, mas também pode ser o contrário, algo complexo bem organizado. O importante é que ele funciona na superfície e diverte mesmo que não esteja completamente claro. Há um bom equilibrio entre os eventos óbvios e os mais incógnitos, algo que ajuda a manter o interesse no desfecho. Eu gosto muito do trabalho do Gyllenhaal e há boa dose de humor. É um bom divertimento para quem gosta de sci-fi, de terror não tem nada, super leve.

     
  3. Um deleite ouvir “Killing Moon” do Echo & the Bunnymen, nem q seja por alguns minutinhos.

     
  4. Adorei! Muito bom mesmo, e as músicas são as melhores, adoro anos 80

    valeu

    Ana Rosalina

     
  5. O terceiro melhor filme de todos para min,nunca irão supera-lo

     
  6. Gostei muito do filme… Perfeito a forma como, no final, tudo faz sentido…

     
  7. É o filme mais lisérgico que já assisti!!!
    Assim como a Dra, tb sou um grande admirador de Sthepen King, é claro que vcs devem estar se perguntando, qual a relação disso com King, o fato, é que durante o filme, pode-se observar várias referências à ele, inclusive na cena inicial qdo aparece a mãe do personagem central sentada em uma espreguiçadeira lendo um exemplar de IT.
    Mais alguém que tenha assistido ao filme teve a mesma impressão???

    Independente disso, o filme é fantástico, deve constar na prateleira (ou no HD,rs), de todo cinéfilo que se preze, corram e façam o download, eheheh.

     
  8. Não avaliei. Vi quando tinha acabado de sair em DVD e na época odiei! Foi um dos filmes que marcou a época pra mim por que virou piada para zoar o amigo que escolheu o filme.
    Mas fora esse grupo de amigo que assistiu com ele, nunca vi ninguém que não gostasse do filme… vou acabar revendo antes de avaliar!
    Titus

     
  9. Muito legal!!!

    Rubens Ewald Filho

     
  10. Uma explicação convincente.Pra se aprofundar no universo de DONNIE DARKO.

    —/
    Filme produzido em 2001 que não emplacou como blockbuster em Hollywood. Mas acredito que isso aconteceu por ser um filme bem denso e psicológico. Dirigido pelo “lunático” (elogio) Richard Kelly, produzido por Drew Barrymore e cujo ator principal é Jake Gyllenhaal (Donnie Darko), esse filme entra na minha top list definitivamente.

    Não curte spoiler? Não leia o resto!

    É um filme cujo ápice é o sacrifício do anti-herói, Donnie Darko. Aborda também temáticas como viagem no tempo e teorias de física quântica somadas às críticas em relação à igreja, o relacionamento familiar, a falta de preparo das instituições de ensino e a professores déspotas que impõe uma ideia sem notar o quão alienados e inerentes às regras da sociedade estão.

    Vou explicar ponto por ponto, pois é preciso viajar para interpretar esse filme. Minha conclusão é que Donnie Darko viajou para o passado e para o futuro e, também, teve visões do futuro. Ele criou e viveu na prática o que os físicos chamam de PARADOXO, fazendo com que o EFEITO acontecesse antes da CAUSA e não o contrário como mandam as regras do universo.

    Bom… vou deixar essa teoria viagem no tempo para o final pois exigirá mais reflexão. Começando…

    Começa em 2 de outubro de 1988. A partir desse período, precisamente em 28 dias, 6h, 42 minutos e 12 segundos, o mundo acabará. Donnie Darko encontra uma maneira de prever o futuro e viajar no tempo. Ao fim, ele consegue, através do sacrifício próprio, mudar o destino.

    Donnie Darko. Um adolescente recluso, confuso e esquizofrênico com problemas constantes na escola, além de ter uma relação isolada perante sua família, que o manda para terapia. Nas terapias, ele conta sobre o amigo imaginário Frank (um coelho macabro gigante) e que todas as suas atitudes são norteadas para um futuro já ESTABELECIDO – “Destino de Deus”. Tal destino, explica o por quê de, apesar de poder ver o futuro, ele não o pode alterar.

    No mundo real, Donnie tem que conviver com uma professora de educação física que tem poder na escola e que, após assistir um vídeo de auto-ajuda, decide impor a ideia de que a vida se traduz em AMOR e MEDO. Uma figura que deveria servir de modelo e guia não está ensinando as crianças a refletirem de verdade, apenas “engolir” o que é passado. Obs: nome da Instituição: Middlesex.
    Negligência e exclusão social

    Cherita é uma chinesa “gordinha” e anti-social que protagoniza a atriz principal de uma peça na escola. Ao final da peça, é possível perceber que as pessoas se comovem por piedade, pois ela está fora dos padrões. Após essa cena, ela está sentada na frente do mascote gigante da escola chamado de “Mestiço”. Uma analogia psicológica e física (figura de um bulldog gigante – mesmo semblante). Para contrastar com Cherita, entram as Sparkle Motion (grupo de 5 meninas magras e bonitas que fazem coreografia no estilo cheerleaders e são ovacionadas). O grupo ganha classificação para dançar em Los Angeles, esse fator é decisivo para o filme, como será explicado no fim do texto.

    Crítica à igreja
    No meu ponto de vista, criticar a igreja sem criar bases sólidas é um tiro perigoso e injusto, principalmente, porque o cinema é uma forma de influenciar a opinião pública. Mostrar por 2x o topo de uma igreja no qual estão cravadas as palavras IHS com o símbolo da cruz acima é uma crítica vazia. (SHIT = merda)

    A viagem no tempo
    Cientificamente, com o conhecimento teórico de física que temos hoje, não seria possível viajar para o passado. Por que? A regra universal: o EFEITO deve acontecer após a CAUSA. Viajar para o passado seria dar possibilidade para acontecer o PARADOXO (contradição) e fazer com que o EFEITO acontecesse antes da CAUSA.

    Viajar para o futuro demandaria abrir o chamado buraco de minhoca, um túnel que serviria de atalho para viajar pelas 4Ds (tal buraco existe mas é invisível ao olho humano, logo, o desafio seria aumentar o tamanho de um deles); a outra possibilidade para viajar para o futuro seria pegar uma nave que alcançasse quase a velocidade da luz.

    De acordo com Einstein, se você ficar perto de algo que tenha uma quantidade de massa incrivelmente grande, esse objeto conseguiria afetar o tempo fazendo com que ele passasse mais lentamente em relação a alguém que estivesse mais afastado.
    Levando em conta isso. Acredito que Donnie fez o impossível.

    Ele encontrou uma forma de criar um buraco de minhoca e enxergar através dele o que iria acontecer. Ele enxergou que sua namorada Gretchen Ross (Jena Malone) seria morta pelo coelho Frank, que na verdade era o namorado de sua irmã. Percebeu assim que a única forma de mudar tudo e fazer com que o mundo fosse melhor, seria se sacrificando, pois se não tivesse conhecido a garota, ela não morreria.

    Ele encontrou uma forma de abrir o buraco de minhoca perto do avião que estava indo para Los Angeles com as Sparkle Motion. Por quê? Era a nave que precisava, embora estivesse longe de atingir a velocidade da luz. O buraco se abriu e na turbulência do avião, uma das turbinas entrou no buraco viajando para o passado e matando Donnie que escolheu ficar deitado no quarto.

    O paradoxo: O efeito que no caso foi a queda da turbina sobre Darko, aconteceu antes da causa: abertura do buraco de minhoca. Se Darko morreu antes da abertura do buraco, quem abriu o buraco??

    No entanto, essa explicação acaba com um pouco da graça do filme. Um filme é feito para criar diferentes interpretações e emoções. Kelly quis dar um ar místico para o filme, não se importando restritamente às leis da física.

    O que prova isso?
    Quando a turbina cai no começo, um zoom é dado no meio do objeto no qual pode ser visto o símbolo de uma espiral (significa evolução ou regressão e na versão dupla, pode ser traduzida como nascimento e morte).
    Qual o papel dos professores de literatura e física, respectivamente, Karen Pomeroy (Drew Barrymore) e Kenneth Monnitoff (Noah Wyle)?
    Os dois professores sabiam de algo sobre Donnie. Karen deu uma dica importante para que ele continuasse seguindo o “Destino de Deus” ao escrever e explicar o significado de “Cellar Door”. Por que Kenneth se negou a explicar mais sobre viagem no tempo e disse que poderia perder o emprego?? Ele não podia estar falando do emprego de professor, afinal, que sentido teria ter medo de ser demitido por explicar mais sobre física a um aluno interessado??

    Outro ponto intrigante. Roberta Sparrow viajou no tempo também. Tanto que escreveu o livro A Filosofia da Viagem no Tempo. O fato dela abrir a caixa de correios todos os dias, era porque esperava a carta de Donnie. Ela já sabia. Teria sido ela quem abriu o buraco de minhoca que culminou com a morte de Donnie? Se sim, qual seria o objetivo dela???
    Nossa… esse filme mudou minha vida na adolescência. Há muito tempo queria escrever minha opinião e interpretação sobre o mesmo.

    Nota do filme: 10/10

    http://firenewissues.wordpress.com/2011/03/23/analise-explicacao-filme-donnie-darko

    —-\

     
  11. Clássico… até hoje indecifrável.
    Psicodélico!

     
  12. NÃO SEI QUEM FEZ ESSA CRITICA/EXPLICAÇÃO.Por curiosidade navegando ,cliquei no link ano passado ,e achei muito legal ,o cara é cabeça . Não sei seu nome ,sÓ sei que tem um blog pessoal que se chama “IDEANDO”

     
    • mas não é pra ser explicado, perde a graça é pra ser entendido, assim acho eu né…

       
    • como disse “ACHEI LEGAL”,não quer dizer que tenha entendido dessa forma,cada um tira a sua propria conclusão.Curiosidade pra quem quiser ler em linguagem simples que todo mundo entende

       
  13. Acreditam que eu ainda não vi esse filme?! Foda né?! Os fãs do gênero o idolatram… Próximo a baixar vai ser ele… ;)

     
  14. Já ouvi falar muito bem desse filme e confesso que sempre tive a curiosidade de assistir. Até comecei a ver, mas por achar os primeiros 20 minutos de filme bem parados, desisti. Mas já baixei e vou terminar de assistir. Aparentemente, deve ser bom e a capa é bem legal. Levando em conta também a nota do IMDB… merece ser visto. Valeu Dra.!

     
  15. _ Porque você está usando essa fantasia estúpida de coelho?

    _ E porque você usa essa fantasia estúpida de humano?!!

    FILMAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

     
  16. Relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar

    Ceticismo filosófico é uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e a percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;

    Ceticismo científico é postura científica e prática, em que se questiona de forma constante e contumaz a veracidade de qualquer alegação; procurando de forma permanente por argumentos que possam corroborá-las ou invalidá-las, fazendo-o sempre em acordo com o método científico)=?

    É fácil pegar os piores exemplos do conservadorismo(esse mesmo que elevou a américa no que é,ou no que foi) e expô-los ao ridículo,como se estes fossem as personificações daqueles que os idealizaram. Gostaria de ver o brilhante Donie Darko (refiro-me ao seu criador) discutindo política, metafisica,ou filosofia, com Platão ou Aristóteles. Discutindo Religião (ou tentando humilhar) com Apost.Paulo, São Tomás de Áquino ou Jesus Cristo. Discutir psicologia com William James, John Powell, ou a respeito da inteligencia multi-focal com o nosso Dr. Augusto Jorge Cury; Ou PROVAR POR A+B+C..+Z, QUE O Apost. João era um velho gagá, e teve apenas um sonho( ou atravessou um buraco de minhoca) e não uma visão do Apocalipse (que envolve todos os aspectos da vida humana-principalmente os políticos e espirituais); e etc, e etc. Aí sim ia ser um ‘filmaço’.

    SE O FILME VALE APENA, É BOM? DEPENDE DE SUA VISÃO DO MUNDO.

     
  17. Esse filme é fantástico. É daqueles tipos de filme que você vê mil vezes, e em cada uma delas percebe um detalhe a mais. Lá na faculdade, o curso de Arte fez um debate sobre esse filme no auditório. Eu assisti e tal :)

     
  18. Ces viram as orelhas do coelho do poster????

    PAZ E AMOR ,BICHO!!!

    Trofeu BOB MARLEY pra esse filme!!!!

     
  19. Uma obra prima sem sombra de dúvida,esse eu tenho o dvd original e não empresto nem a pau hehehe…
    trilha sonora ótima,destaque para a musica tema do filme,mad world “versão de gary jules, É de arrepiar!!!
    Tem muito amigo meu que ousa blasfemar e dizer que efeito borboleta é melhor, nada contra acho um bom filme, nada mais, além do que, Donnie é de uma complexidade infinitivamente maior…

    Donnie e foda, é indispensável para os amantes da sétima arte. Um conselho a quem ainda não viu, assista o filme com a mente aberta e não procure um padrão lógico, pois o mesmo não segue uma estrutura linear, deixe o mesmo te guiar nesse passeio delirante.

    Como se diz na resumida sinopse “esqueça tudo que você já viu sobre o além.” é a mais pura verdade, nunca o além foi retratado dessa forma,Richard Kelly escreveu até um livro sobre o universo por trás de Donnie Darko!

    Viagem no tempo, esquizofrênia, coelho monstro, pedófilos e etc, são alguns elementos desse fascinante quebra cabeça,enfim uma verdadeira obra-prima do cinema independente americano.

    Abraços e bom filme para todos.

     
  20. Sem duvida um dos melhores filmes que assisti e me deu vontade de assistir de novo (e são pucos hem!!!). Um filme que a gente sempre vai se lembrar , quando escutar “aquela musica dos anos 80” ou assistir “aquela cena de algum filme” (foram varios que me lembraram mas nenhuma é igual a do filme em questão).

    Atores bons, trilha sonora impecavel e uma estoria envolvente (algumas pessoas vão chorar). Intrigante e sensivel, não assustador!

     
  21. Este filme é mesmo “daqueles” e penso que este é daqueles que quem não viu já leu e ouviu falar bastante. Se ainda não viram eu recomendo.

     
error: Content is protected !!