abr 072014
 

Inferno (A Mansão do Inferno) – 1980

No Brasil, este é um dos filmes de Argento que ainda não foram lançados no mercado nacional. Nem ao menos em VHS.

Em Mansão do Inferno, o diretor manipula excepcionalmente os elementos mais básicos e intrínsecos da chamada sétima arte: a cor, o som, a forma e o movimento, consagrando então o estilo que tornou-se característico a toda sua filmografia. O visual barroco, as cores berrantes e a trilha sonora opressiva transportam o protagonista (e o espectador) a um labirinto surreal, onde pouco importa a verossimilhança ou a credibilidade das decisões tomadas pelas personagens.

Inferno é um filme italiano, escrito e realizado por Dario Argento e estreado em 1980. Trata-se da sequencia do marco inicial da trilogia das mães – Suspiria – lançado em 1977. Neste filme, a ação se passa em New York, em outro prédio que abriga uma das dádivas malignas. Argento teve ajuda do mestre Mario Bava para compor algumas cenas, para que assim pudesse manter o nível visual do filme anterior. Afim de imprimir outra marca impactante tanto para os olhos, quanto para os ouvidos, o diretor pediu que o roqueiro Keith Emerson, do ELP, para musicar a trilha sonora da película. Apesar da beleza da partitura, o resultado não foi o esperado, tendo em vista a expectativa de Argento em atingir o mesmo impacto auditivo de Suspiria, que foi conseguido com o grupo do musico Claudio Simoneti, Goblin, que iria trabalhar com o diretor nos filmes posteriores (Tenebre, Phenomena, Opera e Sleepless). O Filme foi lançado em dvd e blu ray em em 2011 e 2012, pela Fox Video e pela Blu underground, respectivamente.

Apesar da beleza plástica do longa, o mesmo não chegou a atingir o impacto do filme anterior, Suspiria. Em razão do sucesso de critica do filme de 1977, Argento foi contratado pela Fox Films para dirigir dois longas (um seria Inferno e o outro seria a conclusão da trilogia), contudo, o contrato foi rescindido, motivado pelo fracasso de Inferno nos cinemas. Daria Nicolodi participa do filme, mas seu papel é pequeno, sendo que ela é assassinada por um assassino misterioso.

O filme passou em duas oportunidades na televisão aberta brasileira, na Globo, uma vez na sessão de gala em 1992 e uma outra vez, no intercine, em 2000, com o titulo Mansão do Inferno.

Sinopse: Rose Elliot, uma jovem poetisa nova-iorquina, habita numa casa com uma estranha atmosfera. Ela compra um velho livro intitulado “Le Tre Madri” (As Três Mães), escrito por Emilio Varelli, arquiteto alquimista caído no esquecimento. O livro relata o encontro de Varelli com as três mães dos Infernos: Mater Suspiriorum (a Mãe dos Suspiros), Mater Lacrimarum (a Mãe das Lágrimas) e Mater Tenebrarum (a Mãe das Trevas). Ele construiu uma casa para cada uma delas: uma em Friburgo, uma em Roma e uma em Nova Iorque. Depois de ler o livro, Rose começa a pensar que habita nesta terceira casa de Nova Iorque, onde reside a terceira Mãe e cameça a ficar inquieta e a examinar tudo à sua volta. Escreve uma carta ao seu irmão Mark, estudante de música em Roma, para lhe pedir que venha ter com ela; porém, a carta é antes lida por uma amiga de Mark, que começa a informar-se e a inquietar-se. Ela liga a Mark para lhe entregar a carta, mas é assassinada antes de lhe poder falar. Mark descobre a carta rasgada aos pés do seu cadáver e decide voar para Nova Iorque.

Torrente e Legenda: Inferno.1980

Ficha técnica
Título Original: Inferno
Ano: 1980 • País: ITÁLIA
Direção: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento
Produção: Claudio Argento
Elenco: Leigh McCloskey, Irene Miracle, Eleonora Giorgi, Daria Nicolodi, Sacha Pitoëff, Alida Valli, Veronica Lazar, Gabriele Lavia, Feodor Chaliapin Jr., Leopoldo Mastelloni, Ania Pieroni

imdb.com

99
Inferno.1980 MultiSub
Inferno.1980 MultiSub
Inferno.1980.MultiSub.zip
151.8 KB
99 Downloads
Details

  5 Comentários para “Inferno – 1980”

  1. O título já diz tudo!

     
  2. Que me perdoem os fãs do Argento, (que não são poucos, diga-se de passagem) mas eu não entendo o motivo de tanta adoração.
    Eu ainda não saquei qual é a desse cara. Na minha visão, os filmes são muito toscos para serem levados a sério mas também muito “sem graça” para serem considerados trash.
    A fotografia e a narração me agradam, mas é só. A trilha, que é também um ponto que costuma ser exaltado, (na minha opinião) é lamentável. Quando mais se exige uma “tensão sonora”, os caras vão lá e enfiam uns tecladinhos no mínimo “engraçados” e derrubam a cena.
    SPOILER > E a cena do ataque dos gatos? Hahaha. Só eu fiquei imaginando a produção inteira atirando gatos sem parar em cima da coitada da atriz? Essa cena pelo menos me rendeu um sorriso. < SPOILER
    Bom, hoje assisto ao terceiro filme, mas até esse momento, Argento não me ganhou.

     
  3. O ADS falou o q eu ia dizer, Inferno é o filme do meio de uma trilogia, q se inicia com Suspiria.

    Ele vem da fase mais criativa do Argento, mas é um pouco inferior a Suspiria, q pra mim segue sem disputa como a obra-prima dele.

    Mas quem curtiu Suspiria certamente curtirá Inferno. Ele tem muito das características do filme anterior, aquela atmosfera meio surreal, como se estivéssemos num pesadelo. Há uma trama no filme, mas o q realmente importa é o clima.

    Não me canso de aconselhar a fãs de terror os filmes do Argento, principalmente desse período. Ele é um real diretor de terror “autor”, ou seja, tem um estilo q é só dele.

     
  4. Boa noite!
    Acho que sou novo por aqui, acompanho vocês a quase dois anos, mas é a primeira vez que deixo um comentário.
    Só gostaria de dizer, que amo essa série de filmes!
    Para quem não sabe, esse é o segundo filme de uma trilogia.
    Vemos nessa trilogia a história das 3 mães da magia.
    O primeiro filme se chama “SUSPIRIA”, que foi lançado em 1977, e nos mostra a primeira mãe, a MÃE DOS SUSPIROS.
    O segundo filme é esse do post, se chama “A MANSÃO DO INFERNO”, foi lançado em 1980, e nos mostra a MÃE DA ESCURIDÃO.
    O terceiro filme foi lançado quase 30 anos depois do segundo, ele se chama “O RETORNO DA MALDIÇÃO – A MÃE DAS LÁGRIMAS”, foi lançado em 2007, e nos mostra a MÃE DAS LÁGRIMAS.

     
    • ADS eu postei os anteriores, só não sei se ainda estão ativos, caso não estejam me avise ok?
      bjs
      * obrigada pelo comentário!

       
error: Content is protected !!