mar 132013
 

nikita.cover.whiteNikita, que também é conhecido como La Femme Nikita (Nikita – Criada Para Matar no Brasil e Nikita – Dura de Matar em Portugal) é um filme francês de 1990, do gênero ação, escrito e dirigido por Luc Besson e estrelado por Anne Parillaud, Jean-Hugues Anglade, Jeanne Moreau e Jean Reno. Este filme venceu o Prêmio César e o prêmio David di Donatello de melhor atriz (Anne Parillaud), do prêmio Nastro d’Argento de melhor diretor (Luc Besson), além dos prêmios Mystfest de melhor ator (Tchéky Karyo) e National Board of Review de maiores filmes estrangeiros.

O filme conta sobre a jovem Nikita (Anne Parillaud), viciada, membro de uma gangue de delinquentes que é chefiada pelo insano Rico (Marc Duret) e que foi presa após matar um policial. Dentro da cadeia, é recrutada pelo agente governamental Bob (Tchéky Karyo) para trabalhar como assassina para o serviço de inteligência francês. Em sua nova função, trabalha com a doce Amande (Jeanne Moreau) e o violento, sádico e cruel Victor (Jean Reno) ao mesmo tempo em tenta esconder sua verdadeira vida do seu amado Marco (Jean-Hugues Anglade).

Nikita recebeu diversas críticas na França e no exterior.

  • No site Rotten Tomatoes o filme possui um indíce de aprovação de 87%, baseado em 39 criticas, com uma média de 7.1/10.
  • No site Metacritic o filme tem uma aprovação de 56/100, baseado em 16 críticas.
  • O crítico estadunidense Roger Ebert também avaliou o filme positivamente definindo-o como “A lenda de Pigmalião para a nossa época violenta”.

Este filme teve um remake apenas três anos depois, chamado A Assassina, dirigido por John Badham e roteiro do próprio Besson, com Bridget Fonda no papel principal (chamada Nina)

A história de Nikita deu origem ainda a duas telesséries: a canadense La Femme Nikita (1997), com Peta Wilson, e a norte-americana Nikita, com Maggie Q.

Torrent + Legenda: La Femme Nikita - 1990 (Bonus: OST em separado)

1990 • cor • 115 min
Direção: Luc Besson
Produção: Patrice Ledoux
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Anne Parillaud, Jean-Hugues Anglade, Tchéky Karyo, Jeanne Moreau, Jean Reno
Gênero: ação, aventura
Origem: França
Lançamento: França, 21 de Fevereiro de 1990
Idioma: francês, italiano

  5 Comentários para “Nikita – 1990”

  1. Muito melhor que as adaptações: La Femme Nikita (1997), A Assassina (1993)

     
  2. O que mais surpreende nesse filme é o desenvolvimento dos personagens de como Nikita salta de um grande punk para uma bela mulher. Simplesmente sem palavras.

     
  3. Muito boooooom! Grande lembrança!!!!!

     
  4. Gostei mais dos filmes que da série!
    Beijos!

     
  5. E com trilha em Francês! Assim que é bom!!!
    Valeu!

     
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: