jun 262012
 

O Exorcista (The Exorcist) – 1973-2005 [coleção]

“O Exorcista” é o maior de todos os clássicos e até hoje assusta pessoas pelo mundo todo! Faça o download do “packet” dual-audio [incluindo PT/BR, dublagem clássica] com opção de legendas em PT-BR. Logo abaixo, curiosidades sobe as gravações dos filmes.


O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme americano originalmente lançado em de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949. O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros.

Principais prêmios e indicações

  • Ganhou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som. Foi ainda indicado em outras oito categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor atriz Ccoadjuvante (Linda Blair), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte.
  • Ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de melhor filme – drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor actriz coadjuvante (Linda Blair).
  • Recebeu ainda outras três indicações: melhor actriz – drama (Ellen Burstyn), melhor actor coadjuvante (Max von Sydow) e melhor revelação feminina (Linda Blair).
  • Foi indicado ao BAFTA na categoria de melhor som.
  • Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films – ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.
  • Foi o primeiro filme e até hoje o único filme de terror a ser indicado ao Oscar De Melhor Filme.

 Download da coleção [DUAL PT/BR] – Único arquivo Torrent Torret+Legenda: Exorcist.ful.collection


O Exorcista (The Exorcist) – 1973
 Sinopse:
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Ficha Técnica:

  • Direção: William Friedkin
  • Gênero: Terror
  • Duração: 122 min.
  • Origem: EUA
  • Elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair

 


 O Exorcista II – O Herege (Exorcist II: The Heretic) – 1977

Sinopse:

Depois de quatro anos, estranhos e apavorantes pesadelos voltam a assombrar o sono de Regan Macneil. Será que Pazuzu, o Demônio ainda vive dentro dela? Para tentar descobrir a verdade, um padre desafia as forças do mal agora mais primitivas do que nunca. Um sobrevivente de uma poderosa possessão também tenta libertar a garota em um confronto amedrontador com o mal.

Ficha Técnica:

  • Direção: John Boorman
  • Gênero: Terror
  • Duração: 118 min.
  • Origem: EUA
  • Elenco: Richard Burton, Linda Blair, Louise Fletcher

O Exorcista III (The Exorcist III) – 1990

Sinopse:

Quinze anos após o exorcismo da garota possuída pelo demônio, Georgetown é assolada por uma série de macabros assassinatos. O detetive Kinderman investiga e pouco a pouco descobre os fatos que ligam os crimes a um perigoso assassino, executado no mesmo dia do exorcismo.

Ficha Técnica:

  • Direção: William Peter Blatty
  • Gênero: Terror
  • Duração: 110 min.
  • Origem: EUA
  • Elenco: George C. Scott, Ed Flanders, Brad Dourif

Exorcista – O Início (Exorcist: The Beginning) – 2004

Sinopse:

A história mostra o Padre Merrin tentando esquecer os horrores da Segunda Guerra Mundial ao liderar a escavação de uma igreja bizantina no Quênia. Entretanto, com a descoberta de uma cripta ainda mais antiga que a edificação, algo que estava adormecido é liberado e a loucura começa a tomar conta do vilarejo, criando um horror ainda pior do que o presenciado pelo padre no passado.

Ficha Técnica:

  • Direção: Renny Harlin
  • Gênero: Terror
  • Duração: 114 min.
  • Origem: EUA
  • Elenco: Stellan Skarsgård, Izabella Scorupco, James D’Arcy

Dominion: O Começo de O Exorcista (Dominion: Prequel to the Exorcist) – 2005

  Sinopse:

O jovem padre Merrin viaja para a África enquanto tira um período de descanso da igreja e de seu passado obscuro na 2GM. Junto de um grupo de arqueólogos, Merrin vai em busca de uma igreja soterrada há vários séculos sem desconfiar que forças malígnas vigiam seus passos. Quando um jovem chamado Cheche padece de uma doença sem explicação, Merrin e seu ajudante, o padre Francis, descobrem que ele está possuído por um demônio e um ritual de exorcismo precisará ser feito, colocando Merrin em seu primeiro embate com Pazuzu.

Ficha Técnica:

  • Direção: Paul Schrader
  • Gênero: Terror
  • Duração: 117 min.
  • Origem: EUA
  • Elenco: Stellan Skarsgård, Gabriel Mann, Clara Bellar


20 CURIOSIDADES SOBRE O FILME…

1. Uma história real?– O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o “terrível exorcismo” de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.

2. Aterrorizando plateias antes de estrear– A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado “assustador demais” para plateias médias. O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no You Tube para os curiosos (e corajosos).


3. O poder da fé– Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do longa em suas aulas admitindo que “80% dessa história é real”.

4. Dedicação bizarra– A atriz Mercedes McCambridge foi quem dublou a voz demoníaca de Linda Blair. Para conseguir a proeza de ter a voz parecida com a de um “filhote do capeta”, ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia ovos crus, além de colocar em sua dieta maçãs defumadas.

5. Linguagem obscena– Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as “obscenidades” da menina possuída no set que esquecia constantemente suas falas.

6. Set amaldiçoado?– O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída, Regan. Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico.


7. Audiências em choque– Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas.


8. Sofrimento literal– Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou acordo fora do tribunal.


9. Fita do Mal– O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demônio. Quem a comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas do longa bateram recordes.


10. Controvérsia no lançamento– A atriz Mercedes McCambridge (a mesma senhora que fumou enlouquecidamente e comeu ovos crus) não gostou nadinha de não ter sido creditada no longa e contou para Deus e o mundo que tinha dublado Linda Blair nas filmagens. Esse é um dos motivos pelos quais os críticos afirmam que a atriz mirim não levou o Oscar de atuação daquele ano.


11. Espectadores fora de controle – Após o lançamento do longa, a atriz Linda Blair foi ameaçada de morte por fanáticos religiosos, que afirmavam que ela “glorificava o Demônio” com o papel da menina possuída. Por conta disso, ela passou seis meses amparada por seguranças contratados pelo estúdio.


12. Um escândalo internacional– O filme foi banido na maior parte do Reino Unido, incluindo alguns cinemas de Londres. Por conta disso, o estúdio disponibilizou o “The Exorcist Bus”, que levava aespectadores para as cidades da Europa que exibiam o longa por um preço “camarada”.


13. Acreditando na maldição– As cenas no quarto do padre Karras foram rodadas na residência de um famoso frei americano. Por conta de alguns acidentes – entre eles a morte de alguns nomes envolvidos na produção -, o roteirista William Petter Blatty chamou um padre para abençoar o set principal, em Washington.


14. Direção intensa– O diretor William Fridkin não poupou esforços para assustar seus atores, chegando a dar tiros no ar sem avisar ninguém no meio das filmagens. Ele ainda encomendou um freezer gigante para “esfriar” o set. Linda Blair, no entanto, só usava sua camisola nas cenas e acabou pegando pneumonia.


15. Injúrias– Ellen Burstyn e Linda Blair saíram das filmagens contando alguns hematomas. Ellen, aliás, ganhou uma lesão na espinha que deixou marcas até hoje, depois de rodar a cena em que é agredida pela própria filha possuída.


16. Coincidência bizarra – A pós-produção do filme foi feita num estúdio na Fifth Avenue, em Nova York. O número da casa? 666.


17. Efeitos estranhos– Para reproduzir os terríveis gemidos de Regan, William Friedkin gravou os ruídos estridentes de porcos sendo levados para o abate em uma fazenda próxima ao set.


18. Epílogo Macabro– Na época do lançamento, lendas urbanas garantiam que todo mundo que participou da produção estaria amaldiçoado pela eternidade. Foram nove mortes no total. O ator Jack MacGowran, que interpretou Burke, e a atriz Vasiliki Maliaros, que viveu a mãe do Padre Karras, nem chegaram a ver o filme nos cinemas.


19. Aclamado pela crítica– ‘O Exorcista’ foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Oscar. Foram dez nominações, incluindo melhor atriz coadjuvante para Linda Blair, e duas estatuetas: melhor roteiro adaptado e melhores efeitos sonoros.


20. E tudo por causa do dinheiro – Controverso ou não, até o lançamento de Tubarão, dois anos depois, O Exorcista foi o filme mais lucrativo da história. Se não considerada a inflação, o longa aparece até hoje entre os dez mais vistos de todos os tempos.


Fonte: Isso dá Medo

  4 Comentários para “The Exorcist – Box Set”

  1. Vish, eu devia ter assistido quando era mais novo. Vi com muita expectativa e quebrei a cara, porque eu achei que nem iria conseguir durmir depois de ver o filme, fiquei duas horas esperando algo que me deixasse com medo, mas no fim só vi uma mina se contorsendo e falando como um velho britanico…

     
  2. É melhor filme de terror de todos os tempos. Assisto muito filme de terror mas nenhum me deixou tão peturbado qto “O Exorcista”. Tive que dormir com minha mãe muitas vezes por conta deste filme. Qdo vir pela primeira vez foi qdo criança 11 a 12 anos. Li a biblia por conta deste filme. MELHOR DE TODOS. Número 1 da lista de filmes assustadores.

     
  3. Que CLASSICÃO né po….. o que falar?
    Esse filme marcou epoca e ainda marca….. adolecentes assistem o primeiro da saga e ficam aterrorizados ainda rSrsrRS

    Vamos lá:
    Dominion: O Começo de O Exorcista –> Nem percam tempo assistindo…. esse eh PESSIMO
    Exorcista – O Início –> um BOM filme…. prefiro esse inicio do que o Dominion que eh uma bosta
    O Exorcista –> Aaa o classico….. FILMAÇO…o melhor de todos
    O Exorcista II –> Um BOM filme….terror Psicologico!
    O Exorcista III –> REGULAR…. mas se assistiu todos….compensa assistir tb!

     
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: