dez 162013
 

haunting-1991A Casa das Almas Perdidas (The Haunted) – 1991

A Casa das Almas Perdidas, dirigido por Robert Mandel (de séries como Prison Break e Lost), a partir de um roteiro para a TV de Darrah Cloud, baseado numa obra escrita por Robert Curran, com a ajuda da família Smurl e dos pesquisadores presentes nos fatos.

Casas assombradas por fantasmas ou demônios fazem parte de um subgênero bastante popular no cinema e na literatura de horror. O primeiro relato escrito de coisas sobrenaturais acontecendo numa morada é do governador da antiga região de Bitínia, Plínio (Caio Plínio Cecílio Segundo, também conhecido como O Jovem), enviado na segunda metade do primeiro século – entre 50 a 100 DC – para seu patrono Lucias Sura. Na carta, ele relata acontecimentos estranhos num vilarejo em Atenas, onde na casa do filósofo Athenodorus ninguém conseguia morar, tendo baixo custo para quem quisesse viver ali. Entre barulhos estranhos e vultos, o mais assustador era a figura de um homem velho se arrastando com correntes, bastante presenciado pelos vizinhos da casa. Certa noite, o filósofo seguiu o espírito pela morada até o jardim, onde, no dia seguinte, encontraria enterrado no local o esqueleto de um homem acorrentado. Também é conhecido o primeiro trabalho do subgênero, a obra de Horace Walpole, escrita em 1764, O Castelo de Otranto. Fantasmas, aparições, sons estranhos e correntes fazem parte desse romance, considerado o primeiro livro gótico. Já no cinema, o curta-metragem The Haunted House, de Edward F. Cline e Buster Keaton, de 1921, deu o pontapé inicial ao estilo, trazendo a fórmula que seria copiada nas décadas seguintes.

Entre as inúmeras produções similares, destacam-se aquelas bem conduzidas, com ótimos atores e com a capacidade de criar uma certa insegurança no espectador. O Iluminado, de 1980, Poltergeist, o Fenômeno, de 1982, e A Casa do Espanto, 1986, são as mais apreciadas, enquanto A Casa dos Maus Espíritos, de 1959 e Desafio ao Além, de 1963, entram como as obras clássicas e prestigiadas. No entanto, A Casa das Almas Perdidas possui um carinho especial dos fãs do gênero. Além de ser um filme modesto, que trabalha mais o sutil, era uma produção bastante exibida na TV aberta, nas madrugadas frias. Os dizeres “baseado em fatos reais“, ainda não tão comuns no horror, também contribuíram para criar a atmosfera necessária para a apreciação, fazendo-a figurar em qualquer lista dos melhores do gênero. Mas, será que essa película conseguiu envelhecer bem? Vista atualmente, a resposta ainda é positiva.

Apesar dos efeitos precários, típicos de uma produção B, A Casa das Almas Perdidas é eficiente na condução do drama dos Smurls, nas cenas arrepiantes com as presenças malignas no local e, principalmente, pela boa atuação do elenco. Sally Kirkland (Todo Poderoso) carrega todo o pesadelo nas costas, degradando-se à medida em que os problemas aumentam – numa carga muito mais adequada do que a de JoBeth Williams, de Poltergeist. Também merece destaque a atuação do marido (de vários trabalhos baseados em Stephen King, como O Nevoeiro), tendo que conviver com as incertezas sobre o que está acontecendo, trazendo dúvidas sobre a sanidade da esposa. Lorraine Warren é interpretada pela veterana Diane Baker, de O Silêncio dos Inocentes, e representa bem a pesquisadora sensitiva, assim como Stephen Markle faz um Ed tranquilo e conhecedor dos assuntos tratados.

Fonte e texto na íntegra: bocadoinferno.com.br

Torrent + legenda: The Haunted.1991

Sinopse:
Filme feito para a TV baseado em fatos reais. A família Smurl se muda para uma nova casa sem saber que seriam assobrados por três entidades e um demônio. O demônio quer destruir sua família de qualquer maneira, levando a família toda ao desespero. Sem ter ajuda da igreja, decidem apelar para a imprensa.

A Casa das Almas Perdidas
Título Original: The Haunted
Ano: 1991 • País: EUA
Direção: Robert Mandel
Roteiro: Robert Curran, Jack Smurl, Janet Smurl, Ed Warren, Lorraine Warren, Darrah Cloud
Produção: Daniel Schneider
Elenco: Sally Kirkland, Jeffrey DeMunn, Louise Latham, George Wallace, Joyce Van Patten, William O’Connell, Stephen Markle, Diane Baker, Ashley Bank, John O’Leary, Michelle Collins


TRAILER:


ASSISTA ON LINE (YOUTUBE) DUBLADO

https://www.youtube.com/watch?v=1RtqQLbrE9c

68
The Haunted.1991
The Haunted.1991
The.Haunted.1991.zip
129.5 KB
68 Downloads
Details

  8 Comentários para “The Haunted – 1991”

  1. Filme muito bom e dá pra curtir com a gurizada de 14 anos pra cima. Fotografia show de bola.

     
  2. Filme muito bom. Recomendo a todos que gostam de filmes de terror clássico. Engraçado mas parece um pouco com o filme “Invocação do Mal” lançado recentemente. Pode ser que a “Invocação do Mal” seja baseado neste filme ?

     
  3. Um dos filmes de terror mais legais que já vi. Adoro esse filme !

     
  4. Muito obrigado gente. Esse filme vale ser visto por várias molecadas porque é muito bom. Vi muitas reportagens sobre o caso na época que assisti:

    http://www.youtube.com/watch?v=fH1uyO4hR0s

     
  5. Vou conferir , depois comento.
    Baixando…

     
  6. Gostei muito deste filme ! Até a dublagem da Globo se sobressaiu . obrigado pelo post !

     
  7. Ô Fanzinho, tu é O CARA… mas nos meus PCs daqui de casa o link aparece como “Invalid Download Link”…
    :(

     
  8. Nuss! Esse filme é bom demais. Assisti achando que seria uma porcaria, mas me enganei. Muuuuuito bom!

    Valeu!

     
error: Content is protected !!