jun 102015
 

Ao atender um cliente que têm poucas informações sobre “como funciona um site”, sempre se sugere um CMS, ou seja, um ‘gerenciador de website’ que seja eficiente com seu propósito, dentre tantos que existem, que são disponíveis e livres pra uso. Em pesquisas na internet, esta postagem fala sobre estes Gerenciadores Inteligentes.

A matéria a seguir foi originalmente escrita por Delfino Vieira Coelho e atualizada em 2014¹.

É impressionante a quantidade de artigos publicados ultimamente com esse tema, mas a grande maioria das análises comparativas entre os CMSs focam apenas em comparar especificações técnicas de cada software. A meu ver, apesar disso ser importante, não é o principal.

Neste artigo abordo de forma simples e objetiva o Drupal, Joomla e WordPress a partir da ótica da aplicabilidade e requerimentos dos clientes e não pela simples comparação de especificações técnicas e veremos que a escolha pode ser bem mais simples do que a maioria das pessoas (técnicas e leigas) imaginam.


Drupal x Joomla x WordPress, qual o melhor CMS? Acredito que não exista um campeão, um melhor, e sim o mais adequado para determinados requerimentos. Por exemplo: O melhor CMS para uma Loja Virtual padrão pode ser um e para uma Loja Virtual que necessita de extensas customizações pode ser outro, ou seja, a questão é: como saber qual o CMS mais adequado a cada necessidade.

Primeiramente vou dividir em quatro grupos de sites que representam mais de 90% das solicitações de projetos que tenho recebido e, em cada grupo, irei citar alguns requerimentos chaves que geralmente determinam a linha de corte para escolha do CMS.

Sites de:

  1. Publicação de Conteúdo;
  2. Institucionais de Empresas;
  3. Loja Virtual;
  4. Mercados Verticais.

1) Sites para Publicação de Conteúdo

Se o requerimento é um site apenas para publicar conteúdo como informações e notícias ou um blog, e a facilidade de uso e de configuração é importante, não perca mais tempo lendo artigos comparativos por ai, o WordPress é sempre o mais indicado!

¹Atualmente alguns portais como o Tumbrl e o Blogger (Google) também oferecem gerenciadores para blogs com templete ‘aberto’ e que também são populares e de fácil atualização.

2) Sites Institucionais para Empresas

Quando estou fazendo o briefing junto aos meus clientes, dois pontos são praticamente uma unanimidade:

Site com forte apelo visual, com efeitos e recursos Web 2.0; Alto nível de personalização e aderência a identidade visual do cliente. Se algum desses dois pontos são importante para o seu projeto, é muito provável que o Joomla seja o CMS mais indicado.

Você poderá constatar isso facilmente comparando a parte visual dos sites desenvolvidos em Joomla com os Drupal e verá que neste aspecto o Joomla está muito a frente do Drupal, não somente nos recursos visuais como também na facilidade de personalização o que implica também em custos e prazos menores para os sites desenvolvidos com o Joomla.

3) Loja virtual

Lojas virtuais para o Joomla, destacam-se três boas opções de e-commerce, o popular Virtuemart, o promissor Magento e uma integração com o osCommerce (um dos e-commerce open source mais utilizados no Brasil).

Para o Drupal existe o Ubercart que apesar de promissor, ainda carece de uma base sólida de instalações, principalmente no Brasil (em 2009 poucas lojas que usavam-no de forma convicta).

E-commerce envolve processos críticos de negócios e acredito não haver muito espaço para riscos e pioneirismos. (ainda bem que existem pessoas que pensam diferente e são elas as principais responsáveis pelas inovações).

Atualmente o Virtuemart e o osCommerce tem sido a opção de meus clientes, mas vejo o Magento e o Ubercart como muito promissores ¹e que volta do ano de 2010 elevou suas tendências entre as preferências.

4) Mercados Verticais

Se o seu site é para imobiliárias, loja de carros, portais de cidades, pousadas e hotéis, restaurantes, escola/e-learn, comunidades, classificados, eventos e a muitos outros segmentos recomendo dar uma olhada no diretório de extensões para Joomla, existem centenas de opções sendo várias no mesmo segmento. Muitas delas, apesar de serem open source, não são gratuitas mas o preço tendem a ser bem acessíveis.

Observo que tem vários pontos que devem ser analisados em cada extensão além dos recursos como a compatibilidade de versões, tradução, nível de aderência etc. Já no diretório de extensões para Drupal, é inexpressivo as extensões para mercados verticais se comparado com as do Joomla.


Conclusões:

Com esta breve apresentação, na comparação Joomla x Drupal, pode-se ter a impressão que o Joomla é disparadamente o melhor CMS e não é bem assim, o Drupal também é um ótimo CMS e tem pontos bem fortes como possibilidade de n níveis de categorias de artigo, SEO, ACL- Access Control List (controle de permissões), multi-idiomas e outras características que são nativas (já vem com o Drupal, no Joomla é necessário a instalação de extensões para se ter essas características), além do poder de customizações devido a um código que é considerado por muitos, a sua característica mais forte (o Drupal é o CMS preferido entre os programadores e o Joomla dos designers e usuários finais).

WordPress é o mais recomendado para sites com foco em publicação de conteúdo como site de notícias e blogs onde a facilidade de uso e de configuração seja determinante.

Acredito que o Drupal seja, hoje, o CMS recomendado quando não existir a necessidade de forte apelo visual, existir a necessidade de extensa customização/programação, quando há um bom orçamento e para projetos em que o prazo não seja apertado.

O Joomla tende a ser a melhor relação custo x benefício (atualmente) para a grande maioria dos requerimentos principalmente pelos recursos visuais, facilidade de personalização, e pela quantidade e qualidade de componentes e extensões disponíveis o que ocasionam em projetos com mais recursos, mais baratos e com menor prazo de implantação.

Como vimos nesta breve analise dos CMS (gerenciadores de websites) a partir da ótica dos requerimentos e da aplicabilidade de cada projeto, é muito diferente do que a simples comparação de especificações técnicas e fornecem importantes subsídios para escolha do CMS mais adequado a cada necessidade.


Original: Drupal x Joomla x WordPress, qual o melhor CMS?
Blog Delfino – Software Livre
Escrito por Delfino Vieira Coelho Sex, 05 de Junho de 2009 – 18:07
http://www.portal2web.com.br/software-livre/drupal-x-joomla-x-wordpress-qual-o-melhor-cms.html
error: Content is protected !!