jun 052015
 

Limitar a velocidade de upload e do download no programa Torrent, pode ser uma boa forma de estabilizar o uso da conexão de internet. Ao configurar estas velocidades, o resultado pode ser bastante satisfatório, sobretudo quando se faz download e/ou upload de mais de um arquivo de forma simultânea. Estes ajustes colaboram com o a forma da qual o programa vai agir no sistema operacional, no uso da conexão e no equilíbrio de ambos. Recurso que foi largamente utilizado em épocas de ‘conexão discada e máquinas pouco eficazes’, este comando continua sendo útil em novas eras, a de ‘banda larga’. Faz parte das configurações básicas do Torrent e aqui você vai ler com mais detalhes.

Breve histórico:

Uma das características básicas das redes P2P: Quanto mais rápido for o seu upload, mais rápido o servidor irá deixar você baixar. Então teoricamente se você limitar seu upload, também irá limitar seu download, certo? Mas na prática não é bem assim.

Em uma situação normal em que não se está fazendo nenhum download, você tem toda a sua banda de upload disponível. Para navegar na Internet, você precisa fazer uma requisição de pacote para o servidor, ou seja, fazer um upload (pequeno, mas ainda é um upload) para o servidor dizendo o que você quer, para que então ele possa lhe enviar a página que você pediu. Isso acontece toda hora, desde uma pesquisa no Google, lida rápida em uma rede social, ao verificar seus e-mails e ainda jogando seu jogo favorito on-line.

Funcionalidade:

No momento em que você baixa arquivos por Torrent, normalmente toda a sua banda de upload é usada (ou tem a preferência), impedindo que esses pacotes de requisição sejam enviados para o servidor. É isso que empaca a sua Internet e por consequência, também diminui seu download no Torrent!  Todavia, ao determinar a velocidade, será o suficiente para que esses pacotes possam ser enviados. Assim, não terá apenas uma grande chance de mais que dobrar o seu download no Torrent, como  é garantido é que sua navegação não vai ficar lenta nos demais programas. Talvez apresente uma sutil diferença no tempo (para mais) até completar todos os downloads e uploads, mas a velocidade permanece estável em tempo integral.


Como configurar a ‘Largura da Banda’

preferenciasSe usar o valor ‘0’ (zero), o programa vai exercer a sua função de forma privilegiada no sistema. Limitar as velocidades um pouco abaixo da máxima possívelmente vai ajudar você a manter uma boa performance no sistema operacional e no uso da Internet (e não apenas o uTorrent).

Em Taxa Máxima de Upload, nunca deixe valores muito baixos, pois lembre-se que o sistema P2P funciona graças ao compartilhamento, então para receber você deve enviar.

No Limite de taxa de Download Global e a Taxa máxima de download (KB/s). tem particularidades:
– Em d
iversos testes realizados na versão 3.4.3 do uTorrent, a melhor opção foi a deixar o valor ‘zero’ (ilimitado).
– No BitTorrent alterar para 7000 estabiliza a conexão e equilibra o download.
– Por vezes dá certo no uTorrent. (Leia logo abaixo, ‘como calcular este valor’.)

utorrent-bandaNão marque nada em Taxa de upload quando não houver downloas (KB/s) é util para quando você cria um .torrent e quer manter ele ‘semeando’ e aos demais usuários, não atrapalha em nada e ajuda no compartilhamento.

Depois em Opções de taxa Limite Global, que está relacionado com as opções anteriores, deixe marcadas as opções Aplicar taxa limite para transporte geral e para conexões uTP. Também pode ser útil, especialmente se você usa internet discada, rádio, compartilhada ou um serviço de banda larga lento. (Leia logo abaixo, ‘como calcular este valor’.)

E na opção Parar transferências quando o usuário interagir, se deixar desmarcado, o programa não interrompe quando usar o dispositivo (mexer o mouse, por exemplo).

Em número de conexões está a primeira parte do segredo para evitar que a conexão seja derrubada, porém mantendo a velocidade máxima e estável nos torrents.

Logo abaixo, valores indicados para conexão banda larga móvel. Eles variam  com o tipo de conexão que o usuário faz e de cada provedor de internet. Os que recomendamos aqui são ‘quase mágicos’, eram usados principalmente com conexões discadas, rádio ou de dispositivos móveis, bem como realizados diversos testes no uTorrent e no BitTorrent, tiveram bons resultados. Portanto apresentamos as opções mais viáveis:

Número máximo de conexões use o valor 200 até 250;
Pares conectados por torrent
use o valor 100 até 200;
Números de slots para upload por torrent
use valor 4 até 8 e 
Usar slots de upload adicionais se a velocidade de upload
 <90% deixar marcada.


velocidade-netComo calcular o valor ideal para Limite de taxa de Download Global e a Taxa máxima de download (KB/s)?
Tenha em mente também que na base do erro/acerto você pode até obter melhor resultado. A porcentagem de 30% do valor total [UP/DOWN] ‘não está escrita nas estrelas’. Use o cálculo como ponto de partida e caso queira, tente um número mais alto ou baixo para ver se funciona melhor pra você. O resultado é aproximado e não muito exato.

Supondo que se tenha uma conexão de (+/-) 10.000 kb (10Mb), use uma taxa 30% menor que o máximo, algo em torno de 7000 (a medida é em KB). Preferencialmente o programa vai trabalhar de maneira estável e manter uma velocidade mais equilibrada para todos os downloads que está executando. Se manter o ‘0’ (zero) ele sempre vai usar o máximo de possibilidades de forma aleatória e o programa – no sistema – terá preferência na banda da conexão, no geral.

Referência Padrão ANATEL para medir a velocidade
– requer instalação do Java atualizado
– recomendamos usar o Firefox ou IE para fazer a medição
– Link: www.brasilbandalarga.com.br 


Como é que acontece isto?
Sendo determinado um ‘limite’, o programa vai tentar buscar aquele valor e manter assim, estável, seja ele para upload, download ou uso de tráfego de internet no seu dispositivo. Na pior das hipóestes, o que pode acontecer é de um dos arquivos, que estivesse – por exemplo – em uma velocidade de 1MB, diminuir o valor, em detrimento de outro, que tinha a velocidade de 300Kb/s, passando a ter 400Kb/s (ou mais).


 

Texto adaptado e atualizado, fonte: brunofin.blogspot.com.br

  Nenhum Comentário para “µTorrent e BitTorrent – Velocidades”

error: Content is protected !!