jun 052015
 

Leia neste post como instalar o programa μTorrent® para windows (versão 3.4.3), um popular programa para ‘baixar arquivos’ e também compartilhar (sua principal função). Também vai aprender a fazer de forma ‘limpa’, sem dificuldades. Para isso, é importante que baixar o instalador do μTorrent® em sua origem e começar a gerenciar os arquivos dos filmes que deseja baixar. 

Vale lembrar que nas publicações do Blog de filmes (Cool Movies) o arquivo *.torrent junto com a legenda *.srt, dentro da pasta compactada *.zip.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD
no Site Oficial do μTorrent®

Por que baixar arquivos usando μTorrent®?

Para se comunicar com os computadores e permitir o compartilhamento de arquivos de forma rápida e prática, o programa utiliza o protocolo de downloads do BitTorrent. Graças a essa forma de funcionamento, o μTorrent® realiza downloads com altas taxas de transferência,  já que não centraliza arquivos em um único servidor, e sim transfere seus pedaços para diversos computadores espalhados pelo mundo, e que são posteriormente reorganizados. Com isso, é possível obter grandes velocidades de download mesmo quando muitos usuários estão baixando um mesmo conteúdo.


μTorrent® é um dos gerenciadores de downloads usados por usuários do mundo inteiro. Disponível na versão em português para Windows, Mac, Linux e Android, o programa que utiliza o protocolo BitTorrent é leve e oferece ótimos recursos, como leitor de RSS e possibilidade de instalar outros aplicativos no próprio software – semelhante às extensões. Apesar de possuir muitas funcionalidades, sua popularidade entre os usuários está relacionada a uma característica principal: garante velocidade na transferência de seus arquivos.

O μTorrent® é um dos mais famosos clientes de Torrent do mundo, e sua fama parece que durará por mais alguns anos.  O BitTorrent foi criado pelo programador norte americano Bram Cohen, em abril de 2011, o protocolo Torrent tornou-se rapidamente uma das ferramentas mais utilizadas por quem deseja compartilhar e baixar arquivos de forma rápida e cômoda.

 


000VISÃO GERAL:
Ao iniciar a instalação do serviço, o usuário pode definir que ele seja traduzido para o português. Após escolher a opção “Portuguese (Brazil)”, em pouco tempo, ele abre as telas de instalação do software em português.

RECURSOS
Ao invés de usar um servidor de forma centralizada, o serviço localiza as várias fontes disponíveis e “soma” suas capacidades de transferência, proporcionando assim downloads muito mais rápidos. Recursos como versatilidade, qualidade de aplicativos internos, arquivos de instalação com menos de 1 Mb, e outros, também são responsáveis pelo grande sucesso do programa.

BAIXANDO O PROGRAMA
O processo efetuado para baixar e instalar o programa é muito prático e rápido, que nem os seus downloads. Basta descarregar o “setup” do μTorrent® e iniciar a instalação. Já instalado, o usuário pode fazer o download de torrent dos arquivos que disponibilizamos no site. No entanto, é melhor ficar atento durante o processo todo. Por esta razão, observaremos as opções e desmarcar algumas durante o processo.

torrent01

Primeiras duas telas de ‘próximo’ na instalação do uTorrent

CONFIGURAÇÕES
Para facilitar o primeiro contato, um Assistente de Configuração está disponível para auxiliar o usuário. Com ele, é possível adequar o funcionamento à capacidade da sua internet, bem como ao seu perfil de uso. Após os primeiros passos, o serviço já está pronto para fazer downloads, mas cada usuário pode – e deve – configurá-lo de acordo com o seu perfil. É possível configurar praticamente tudo: desde opções gerais, como o idioma, até configurações avançadas de conexão.

OS ARQUIVOS *.TORRENT
Depois de fazer o download do arquivo de extensão em Torrent, é necessário inicia-lo com o programa μTorrent®. Basta clicar em “arquivo” e, em seguida, em “adicionar torrent”. O usuário pode, também, clicar duas vezes sobre o arquivo baixado para que o software o abra. Após inicia-lo, deve-se selecionar o local em que o download será feito na sua máquina e clicar em “ok”.

Apesar de ser um programa majoritariamente ótimo, há algumas melhorias a serem realizadas. Como, por exemplo, o aprimoramento da conexão remota do μTorrent® e otimização de uso de seu player, que não responde a comandos de execução, dependendo do tipo e tamanho dos arquivos baixados.

Restaurando os padrões

Para redefinir as configurações para os padrões do programa e desfazer qualquer modificação, feche o programa, execute o comando [CMD] “%AppData%\uTorrent” (sem aspas) e apague os arquivos “settings.dat” e “settings.dat.old” (sem aspas). Se preferir, marque essa opção durante a desinstalação.


Prós
Interface limpa e intuitiva
Recursos de integração com arquivos Bit Torrent ótima
Aplicativos interessantes
É leve e ideal para PCs

Contras (evite isso na instalação)
Tentativa de instalação de barra de ferramentas do uTorrent
Mudança de motor de busca do navegador
Demanda melhorias no acesso remoto a seus arquivos em lista
Player deficiente, como em demais programas P2P


Como instalar μTorrent® [INSTALAÇÃO BÁSICA]

Para começar, faça o download do μTorrent® e execute-o, com um duplo clique no arquivo. Daqui pra frente, pode ficar tranquilo que o instalador cuidará de todo o processo. Tudo o que precisa fazer é escolher o idioma (a opção “português” está disponível) e ficar atento. Depois é só seguir ao assistente e clicar em “Próximo” quando solicitado;

Imagem das duas opções de instalação do uTorrent e configuração inicial.

Imagem das duas opções de instalação do uTorrent e configuração inicial. uTorrent.Version.3.4.3

FIQUE ATENTO PARA AS OBSERVAÇÕES SOBRE A INSTALAÇÃO

Firewall solicitando permissão para o uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Firewall solicitando permissão para o uTorrent. Clique na imagem se quer vê-la maximizada. (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 1. Depois das telas acima mostradas (que são são cliques iniciais em ‘próximo’), surgem as seguintes opções (imagem ao lado esquerdo): ¹adicionar o uTorrent como exceção no Firewall do Windows, garantindo o acesso do programa às portas do computador. Nessa mesma tela, também é possível configurar o programa para ²iniciar junto com o Windows. Recomendamos que desmarque essa opção, uma vez que esse tipo de configuração pode fazer com que a inicialização do sistema operacional fique mais lenta. Ative-o depois de carregar o sistema.

Se utilizar outro programa de firewall, provavelmente será perguntado se deseja permitir ou bloquear o acesso do uTorrent, como na figura ao lado direito:


DICA: Fique atento para o ‘próximo’ final de cada passo se necessário para que a instalação do uTorrent seja realizada (dependa da versão).

Alguns programas de sites incluem ‘barra de ferramentas’ e no link que indicamos para o download, é de origem e ao final só aparecem uma opção de publicidade e uma SKYPE, somente.

Instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/TechTudo)

Tela de instalação realizadas por downloads em outros sites, não oficial do uTorrent. Clique na imagem se quer vê-la maximizada. (Foto: Reprodução/TechTudo)

torrent03

Imagem das duas opções finais na instalação do uTorrent: a publicidade e o Skype. uTorrent.Version.3.4.3

Nos casos onde pedem ou perguntam se confirma pra instalar uma dessas ‘ferramentes’, sempre decline, a não ser que permita que desconfigure a sua página inicial do seu navegador preferido. Nem mesmo permita que uma ‘barra de busca do uTorrent’ seja instalada, deixe-as sempre desmarcadas.

Melhor mesmo é não instalar nenhuma “barra de ferramentas” de programa algum.


Passo 2. Observe estas duas ultimas opções: desmarcar a opção ‘Yes, I’d to check out this downlod” (imagem à esquerda) clicar em ‘Próximo’ da publicidade, logo vem o SKYPE* e clique em ‘NÃO ACEITO’ e ‘finalizar’, na instalação do uTorrent e o programa será executado. Por fim, clique em “Finalizar”. Caso o sistema solicite mais alguma confirmação (se for admin do sistema) e o faça, clique em “Finalizar” .

* Se quer fazer a instalação do skype, baixe o ‘instalador oficial do skype’, no site do skype. Isto vale para todos os programas, quando for instalar. SEMPRE NA ORIGEM, é mais ‘limpo’. 


Ao final da instalação, confira:

Imagem meramente ilustrativa.

→ Não é necessário ‘iniciar o utorrent ao iniciar o windows‘, a não ser que realmente queira.

→ Sobre os ‘tipos de arquivos‘, sim, deixe marcado, pois vai facilitar o uso.

(imagem ilustrativa à direita). Vamos explicar:
⊗ primeira opção: .torrent (arquivo BitTorrent) – são os arquivos que fazem o compartilhamento
⊗ segunda opção: Magnet URIs – são links de compartilhamento, muito popular no e-mule e alguns site, como The Pirate Bay (que trabalha com torrent direct download via magnet link.
⊗ terceira opção: .btsearch (arquivos do sistema de busca BitTorrent) – O .btsearch é a extensão programa padrão que vai procurar as partes na web, algo como ‘pedir algo para os pais’. Tanto o uTorrent quanto o BitTorrent, são filhos do mesmo pai e mesma mãe.

→ Computadores fabricados antes do ano 201 4, o programa pode exigir um pouco mais de memória quando está rodando, bem como a taxa de download dos demais programas poderá diminuir consideravelmente, ou seja: demorar o carregamento de imagens, videos e de páginas no navegador. Mas isso não tem acontecido com grande parte dos computadores, em especial dos I3, I5 e I7, onde definitivamente não apresentam esta instabilidade. Usuários de Mac e Linux – que sabem muito bem lidar com estes sistema – não relataram dificuldades.

→ É importante estar ciente disso: você pode deixar seu PC ligado para esta finalidade quando estiver ausente dele. Saiba que o consumo de energia elétrica é semelhante a um carregador de celular de 12v. Neste caso, desligue o monitor (existe esta opção também em notebooks), pois os monitores consomem mais energia, independente da época de fabricação.


Feito isto tudo, o programa abre:

Programa uTorrent: primeira execução

Programa uTorrent: primeira execução


⇒ Saiba mais sobre o Torrent. Continue lendo!


 

  • Parte deste texto foi copiado e adaptado do site techtudo.com.br, onde poderá ter informações mais avançadas sobre o uTorrent.

  Nenhum Comentário para “µTorrent e BitTorrent – Instalação”

error: Content is protected !!