jun 052015
 

Dicas, testes de otimização feitos por quem conhece, curiosidades e experiências do programa em ‘avançadas’; o significado de cada comando e seus efeitos; sugestões para aproveitar ao máximo e otimiza-lo, com os recursos do µTorrent e do BitTorrent.

Um post com a lista de possíveis alterações que podem ajudar na forma como vai se conectar no Torrent. Leia, pois é importante deixar claro que estas modificações podem variar por diversos fatores, entre eles: o serviço de internet, modem, equipamento, mas principalmente falta de atenção, ou seja: deixam configurado algo simples e atrapalhou toda a configuração.

Algumas dicas realmente tem efeito e outras podem ter nenhum efeito, Aqui temos um resumo, onde foram selecionadas as que possam ter real importância no manuseio. Você deve estar ciente de que elas poderão AJUDAR, tão somente. Tudo depende da forma como o usuário vai compartilhar seus arquivos ou recebe-los ao modificar estes dados. Usar o Torrent requer paciência.  

O que você vai ler aqui é um resumo do ‘µTorrent Guide‘ apontando recomendações e sugestões para ser executadas por usuários intermediário e até mesmo avançados, com segurança.

torrent-valueOs testes com estas configurações foram realizados (por este que vos escreve), com uma conexão cable modem Net Virtua e GVT, ambas tem conexão de 15mb; equipamentos básicos: Notebook I.7,  Desktop PC I.5, Note Itautec, via cabo de rede e wireless.

Em todos os casos, concluiu-se que mesmo com todas alterações, a estabilidade do uso da máquina é o fator primordial para melhor desempenho, ao passo que a conexão manteve-se padronizada em todas as situações.

Na wireless as mudanças tiveram alguma diferença com a do cabo de rede, mas nada significante, no entanto a estabilidade, o cabo plugado teve melhor desempenho. 

Outros testes, sem muita profundidade foram feitas em outras plataformas, através de dados em pesquisas e consulta com conhecidos, usuários de XP, Linux, MAC, conexão diferente da Net, mas apontaram poucas mudança realmente significantes e estão salientadas esta observação.

Legendas:

  • Em vermelho: altera o padrão, requer atenção e muito cuidado
  • Em verde: altera o padrão, mas pode fazer sem receio
  • resetAVISO: A menos que você compreenda plenamente as consequências da alteração uma configuração avançada, você não deve modificá-lo. Estas alterações não se faz sem saber o seu significado e efeito. É por esta razão que está sendo publicado. Se o fizer, faça por conta e risco. Tenha certeza absoluta de que não vai danificar absolutamente nada e todas as opções tem o “undo” ou “redefinir“.

⇒ Eu (Reinaldo, autor deste post), testei exaustivamente nos dois programas e deixei marcado em cor verde as minhas recomendações pessoais.
⇒ Fonte das informações (em inglês)
netcheif.com/Articles/uTorrent/html/AppendixA.html
wiki.hidemyass.com/UTorrent 


  • net.max_halfopen : |padrão:500|
    Significado: Esta opção especifica quantas conexões μTorrent devem tentar estabelecer simultaneamente em um determinado momento. Em sistemas que executam o Windows XP com Service Pack 2 (SP2) ou posterior, se o arquivo TCPIP.sys estiver incorreto.
    Recomendação: São dois valores que podem ser testados, pois varia conforme o sistema operacional Windows x μTorrent (que inicialmente foi desenvolvido apenas para o win)
    Em alguns casos:
    ¹ No μTorrent  definir o valor para 255 aumenta de forma significante a velocidade.
    ² No BitTorrent definir o valor para 60 pode aumentar de forma significante a velocidade.

  • net.outgoing_max_port : |padrao:0|
    Significado: Isso define o limite superior para o intervalo das portas de saída. Se esta opção estiver definida para algum número de porta inválido ou algum valor menor que net.outgoing_port, ele é ignorado, e só net.outgoing_port ficará visível (o que significa que o intervalo da ‘porta de saída’ vai ser realmente ‘única porta de saída’). Indicado para casos em que determinados arquivos venham em baixa velocidade e/ou carentes de seeds e feeds (exemplo um filme antig
    Recomendação: altere o calor para ’50’, assim amplia a oportunidade de bater em ‘outras portas de saída‘.
  • net.outgoing_port : |padrao:0|
    Significado: Esta opção especifica a quantas portas que o µTorrent deve usar para fazer as conexões de saída. Normalmente ele seleciona uma porta do intervalo de portas de forma aleatória.
    Recomendação: Em alguns casos, no BitTorrent altere o calor para ’50’, assim oferece a oportunidade de haverem ‘outras portas de saída’ 
    Observações:
    ¹ Ela é  ignorada se não houver um número de porta válida.
    ² Este recurso também pode ser usado com roteadores NAT  para reduzir o número de entradas de tabela NAT e, assim, impedir ‘padrões’ em alguns modelos de roteador. Quando a porta de saída está ligado à mesma como a porta de entrada que pode até resolver os problemas de NAT, nas configurações do NAT routers e também nas ‘configurações avançadas de rede no Azureus’. Esta opção era realizada manualmente nos sistemas Windows 2000 ou superior até XP.

  • peer.disconnect_inactive :
    Significado: Esta opção define se o μTorrent vai se desligar de um determinado peer que não está interagindo com você, depois do tempo [em segundos] do valor determinado em peer.disconnect_inactive_interval de inatividade. Um peer é desconectado por esta opção somente se o limite for atingido.
    Recomendação: Por definição ele está ativado ou então o seu μTorrent ficaria sobrecarregado depois de um tempo.
  • peer.disconnect_inactive_interval : |padrão:300|
    Significado: Esta opção define a quantidade de tempo que µTorrent deve esperar antes de desconectar de um peer inativo, se peer.disconnect_inactive estiver ativado. Esse valor é interpretado em segundos.
    Recomendação: Mude para ‘120’ ou ‘125’, (2m até 2m.30s) assim o programa vai tentar localizar outro peer que esteja ativo.
    Obs: nas versões anteriores de 2015, qualquer valor abaixo de 300 seria ignorado (e 300 serão utilizados em vez disso). Depois de 2015, o valor atribuído tem sido mais preciso.

 

  • rss.update_interval
    Significado: Esta opção define o período de tempo µTorrent deve esperar entre cada verificação de atualização feed RSS. Esse valor é interpretado em minutos. Qualquer valor inferior a 5 serão ignorados (5 e será utilizado em vez disso).
    Recomendação: altere de 30 (minutos) até 90 (minutos). Esta função apenas atualiza as ‘postagens dos feeds’, ou seja, é uma conexão usada em detrimento do download e nos testes, o programa ‘leu’ os dois primeiros dígitos, ou seja: 120 = 12. Altere para 80 se realmente não quer atualizações imediatas.

  • gui.update_rate
    Significado: Esta opção controla a quantidade de tempo entre cada atualização da janela principal do µTorrent. Quanto maior ele for, menos freqüentemente o µTorrent atualiza a janela principal, o que significa que se você selecionar 1000, as informações exibidas na janela principal é no máximo 1000 milissegundos (1 segundo) de tempo.
    Recomendação: No µTorrent e no BitTorrent use o valor ‘2000‘, é o que melhor dá resultados. É um comando que otimiza o uso de memória do PC e para usuários de computadores mais lentos, pode querer aumentar esse número para diminuir o uso de recursos quando a janela principal é exibida.
    Observações: até a versão de 2015 do µTorrent, ‘qualquer valor abaixo de 500 será ignorado (e 500 serão utilizados em vez disso)’.

  • t.transp_disposition |padrão:31|
    Significado: Esta opção controla o nível do μTorrent usando TCP ou uTP para o transporte de dados (assumindo que o peer na outra extremidade da conexão suporta ambos os protocolos de transporte).  É o campo de bits, de modo que os valores podem ser somados para obter uma combinação de comportamentos.
    Recomendação: Defina com 255 para garantia de que todos os comportamentos serão ativados.

  • bt.connect_speed
    Significado: Esta opção especifica o número de conexões que o μTorrent deve permitir tentar e / ou estabelecer a cada segundo, se as conexões usam UTP ou TCP. Valor padrão é 25.
    Recomendação: Observações:
    ¹ Tecnicamente definir este valor da velocidades mais elevadas da conexão, é o  resultado da soma dos seeds + peers e o valor (inicial) recomendável para várias versões de Programas Torrent, é o ‘28‘.
    ² No µTorrent ‘80‘, é o valor que melhor dá resultados, possivelmente por conta das atualizações;
    ³ No BitTorrent pode ter bons resultados com números entre 22- e 77.
    ⇒ Importante: dependerá de sua conexão de internet.

  • bt.allow_same_ip
    Significado: Habilitar esta opção permite várias conexões de entrada do mesmo endereço IP. Essa opção afeta no trabalho para um único torrent de cada vez, para que você ainda possa ter o mesmo endereço IP e conectar a você em diferentes enxames de torrent. |padrão:falso|
    Recomendação: Habilitar esta opção possivelmente aumentará a velocidade de download, pois permite que várias ligações de um IP

  • bt.ban_ratio
    Significado: Habilitar esta opção dirá ao μTorrent para usar bt.ban_ratio para decidir quando um peer é proibido depois de ter ultrapassado bt.ban_threshold. O ratio mais baixo é aceitável ‘de bom para ruim’ em partes de um peer, mas pode enviar antes que seja banido. Quanto menor esta opção for definida, o µTorrent mais facilita o direcionamento de peers ruins, o que significa que será menos provável de proibir um peer. Isso se torna efetivo depois bt.ban_threshold ter excedido e se o bt.use_ban_ratio estiver habilitado. |padrão:verdadeiro|
    Recomendação: Definir isso como ‘falso’ pode aumentar a velocidade, pois permite o download de seus pares que de outra forma você não poderia download a partir.

  • bt.ban_threshold
    Significado: Esta opção especifica o número máximo de partes de uma hashfailed qualquer par único para poder enviar antes que µTorrent toma medidas contra ele (ou proibi-la de imediato, ou aplicar o bt.ban_ratio se bt.use_ban_ratio se estiver habilitado.
    Recomendação: Observações:
    ¹ Tecnicamente definir este valor da velocidades mais elevadas da conexão, é o  resultado da soma dos seeds + peers e o valor (inicial) recomendável para várias versões de Programas Torrent, é o ‘28‘.
    ² No µTorrent ‘80‘, é o valor que melhor dá resultados, possivelmente por conta das atualizações;
    ³ No BitTorrent pode ter bons resultados com números entre 22- e 77.
    ⇒ Importante: dependerá de sua conexão de internet.

  • bt.multiscrape
    Significado: Habilitar esta opção permitirá ao μTorrent enviar vários hashs e cada vez que ‘localizar em um tracker‘, torna-se mais eficiente do que enviar um hash de cada vez. Na melhor das hipóteses, esta opção não precisa ser desativada, como μTorrent volta para a localização única se detectar que o tracker não suporta multi-scraping.
    Recomendação: Deixe sempre ativado para aumentar a quantidade de peers.

  • bt.no_connect_to_services
    Significado: Esta opção diz ao μTorrent para não ligar os peers que utilizam portas especificadas em bt.no_connect_to_services_list como as suas ‘portas de escuta’. Isso interrompe o firewall de reclamações, que entende ‘o μTorrent está tentando enviar um e-mail’.
    Recomendação: A desativação dessa opção possivelmente aumentaria a velocidade de download, se algum par usar as portas listadas na bt.no_connect_to_services_list em seu cliente de BitTorrent. Se houver um firewall diferente do nativo do Windows, testar este comando pode ter bons resultados.

  • bt.prio_first_last_piece
    Significado: Se ativar essa opção priorizará os primeiros e os últimos ‘pedaços de cada arquivo’ em um trabalho de torrent, aumentando as chances de que eles podem ser visualizadas antes de concluir o download. O µTorrent vai priorizar, pelo menos, o primeiro e o último 1 MiB de dados em um arquivo.

  • bt.ratelimit_tcp_only
    Significado: A ativação dessa opção informa μTorrent para limitar as taxas de upload e download para conexões TCP com base em informações recebidas sobre o transporte uTP ao invés de usar limites estáticos taxa global. Esta opção é ignorada se bt.tcp_rate_control está desativado.
    Recomendação: Somente altere se quer limitar as taxas, por padrão ele é ‘desativado’, para tentar atingir a velocidade máxima.

  • bt.scrape_stopped
    Significado: Habilitar esta opção permitirá o μTorrent obtenha a contagem de seeds e peers de trabalhos de torrent que estão parados.
    Recomendação: Deve ser desativado, pois ele pode reduzir a velocidade, em razão de muita conexões.

  • bt.read_only_on_complete
    Significado: Esta opção faz com que os arquivos baixados tenham o atributo somente leitura definido quando torrent é completa. Isso impede que MP3, avi ou outras mídias corrompidas ‘rodem’  nos players de mídia.
    Recomendação: Por precaução, deixe ativado

  • bt.set_sockbuf
    Significado: Esta opção permite que a depuração μTorrent para detectar automaticamente o tamanho do buffer TCP periodicamente (SO_SNDBUF) e ajustá-lo com base em sua velocidade de upload. Ele não se ajusta com base na latência. Ativado por padrão.
    Recomendação: A recomendação para esta definição depende de sua conexão de internet. Tem bons resultados se definido como “falso”.

  • bt.use_rangeblock
    Significado: O uTorrent automaticamente tentará determinar se toda uma gama de endereços IP deve ser proibida para o envio de peças hash-failed ao invés de proibir IPs individuais um de cada vez. Por padrão ela é ‘verdadeira‘.
    Recomendação: Defina esta opção para ‘falso’, ou então você vai proibir bons pares.

  • dht.rate
    Significado: Esta opção especifica a quantidade de largura de banda que DHT vai usar.
    → O valor padrão, -1, diz ao μTorrent para gerenciar o uso de banda automaticamente, com base na sua taxa máxima de upload.
    → O valor automático é obtido dividindo-se a sua taxa máxima de upload por 16. Esse valor é interpretado em bytes por segundo, então por favor, insira-o como tal.
    Recomendação: Esta definição pode ser deixada para o padrão (“-1“)
    ¹ Para quem “semeia” torrent e quer encontrar mais ‘enxames’ com bons pares,  pode definir isso para 4096, assim poderá atrair mais peers através de DHT.

  • ipfilter.enable
    Significado: Habilitada por padrão e diz ao μTorrent para carregar ipfilter.dat e aplicar as regras em conexões estabelecidas depois quando ele é carregado. Observação: se desativar e reativar essa opção irá forçar μTorrent à recarregar um arquivo ipfilter.dat.
    Recomendação: Ativado por padrão: Teoricamente, a desativação poderia melhorar a velocidade, uma vez que permite conexões com peers que de qualquer maneira, mesmo se estiverem bloqueados. Por motivos de segurança, você deve manter habilitado.

OUTRAS CONFIGURAÇÕES SOBRE USO NA REDE


  • net.calc_rss_overhead
    Significado: Se ativado, esta opção diz ao μTorrent para incluir a sobrecarga de comunicação entre você e outros peers nos cálculos de taxa de transferência.
    Recomendação: Ativado por padrão e diz ao μTorrent que evite de usar a muito a banda de upload. Desativa-lo poderia melhorar a velocidade de download, quando utilizar o limitador de velocidade.

  • net.calc_tracker_overhead
    Significado: Ativado por padrão, esta opção diz ao μTorrent para incluir a sobrecarga de comunicação entre você e o rastreador nos cálculos de taxa de transferência.
    Recomendação: Se desativar, não impedirá o μTorrent de priorizar a banda de upload. Poderá baixar a velocidade de download
    ¹ Este comando está relacionado ao dht.rate em função da largura da banda usada.
    ¹ Altere se a sua intenção é fazer uploads e semeação.

  • net.discoverable
    Significado: Se ativado, esta opção diz ao μTorrent para escutar, em uma a uma, na seqüência de portas conhecidas, para conexões de entrada, além das portas de escuta padrão e alternativas. Porque a sequência de portas é bem conhecida para aplicações tentando fazer a interface com μTorrent, ele permite para tais aplicações para ligar a μTorrent com menos esforço por parte do utilizador.
    Recomendação: Definido como ‘verdadeiro’, para melhorar a conectividade.

  • net.disable_incoming_ipv6
    Significado: Se ativado, esta opção diz ao μTorrent para não usar IPv6.
    Recomendação: Definir esta opção para ‘falso’ para permitir transferências de pares IPv6. Pode melhorar a velocidade em alguns serviços de provedor de internet (sem garantias).

error: Content is protected !!