Reinaldo Portanova F°

GRID: Manuais dos Equipamentos em atividade no estúdio, para edição, tratamento de áudio, limpeza de ruído, mixagem e finalização; digitalização, correção e exportação para diferentes mídias; conversão e restauração de arquivos analógicos para formatos digitais de alta qualidade. Textos desenvolvidos com uso da AI DeepSeek. Foram ilustrados revisados por humano.

Prospecto Nashville – os Primeiros da série

Este é um prospecto dos Equipamentos da Micrologic. As imagens foram redimensionadas para facilitar a leitura na tela.

A linha Nashville foi criada pela Micrologic, empresa brasileira com sede em São Paulo, que despontou no final dos anos 1970 fornecendo equipamentos de áudio profissional e semi-profissional com excelente relação custo-benefício.

A série “NA” – sigla para “Nashville Amplifier” – tornou-se a espinha dorsal do catálogo de amplificadores de potência da marca, conquistando rapidamente músicos, sonorizadores e audiófilos que buscavam potência real, durabilidade e timbre agradável sem o elevado custo de importados.

Os amplificadores NA foram projetados com componentes discretos, estágios de saída em topologia push-pull complementar e fontes de alimentação lineares superdimensionadas, características herdadas da construção de equipamentos de som profissional. Essa filosofia garantiu longa vida útil e um som encorpado, com médios presentes e agudos suaves, que se tornou a marca registrada da série. Ao longo dos anos, a Micrologic evoluiu a linha, introduzindo proteções mais sofisticadas, controle de ganho independente e chaveamento de tensão, culminando em versões como a “AT” do NA-1200.

A Micrologic produzia desde equalizadores e mixers até amplificadores e receivers, sempre com a proposta de oferecer equipamentos robustos e de bom desempenho a preços competitivos. A submarca “Nashville” foi usada para identificar uma linha de amplificadores de potência e receivers de estética sóbria, com painéis em alumínio escovado, VU meters azuis e knobs de alumínio torneado.

A série NA (Nashville Amplifier) começou no início dos anos 80 e rapidamente se popularizou. Eram amplificadores que podiam ser usados tanto em sistemas hi‑fi domésticos (conectados a toca‑discos, tape decks e equalizadores) quanto em pequenas sonorizações profissionais (bares, igrejas, festas). Os modelos variavam de 30 W RMS por canal até mais de 120 W RMS, cobrindo todas as necessidades de potência da época.

Apesar do sucesso, a Micrologic encerrou suas atividades no final da década de 1990, tornando seus amplificadores itens de colecionador e altamente desejados no mercado de usados. A fama de “tanque de guerra” e a possibilidade de manutenção simples mantiveram muitos exemplares em pleno funcionamento até os dias atuais.

 


 

Digitalizado por vintage7980.blogspot.com

✅ Voto computado! Obrigado.

Média: 2.0 (1 voto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *